Emanoel aslan
2,6 mil
PADRE AIRTON FREIRE ( 26 ANOS FUNDAÇÃO TERRA ) “Fazer na terra a vontade do Pai que está no céu. Enxerguei olhos que pediam mesmo que nada dissessem“. Pe Airton Freire “Eucaristia e serviço” a …Mais
PADRE AIRTON FREIRE ( 26 ANOS FUNDAÇÃO TERRA )

“Fazer na terra a vontade do Pai que está no céu. Enxerguei olhos que pediam mesmo que nada dissessem“. Pe Airton Freire
“Eucaristia e serviço”
a Capelania recebeu o padre Airton Freire, fundador da fundação terra, da comunidade conhecida como rua do lixo em Arcoverde no estado de Pernambuco.
O trabalho social desenvolvido por padre Airton começou dois anos após sua ordenação, quando conheceu a comunidade da Rua do lixo e foi profundamente tocado pelo que acontecia naquela comunidade, onde a pobreza extrema reinava em toda parte. Pessoas jogadas a própria sorte, se alimentando de restos de comida encontrados no lixo e de esmolas conseguidas nas ruas; “morando” em barracos de papelão, lata ou taipa; sem água, sanitários, luz elétrica, rua pavimentada, escola , assistencia médica… Enfim a margem dos valores e dos progressos da sociedade cristã. Sentiu a necesidade de ir viver com os daquela comunidade , que viviam sem perspectiva de um futuro melhor.
A inquietação e a vontade de fazer algo por aquelas pessoas fizeram padre Airton se juntar as mães que pediam esmolas para alimentar seus filhos . Certo dia em uma de suas celebrações, no momento da Comunhão ouviu o choro das crianças que com fome pediam: “ eu quero bolacha”, e aquela cena nunca mais sairia de seu coração.
Começou então a identificar os trabalhos desenvolvidos pelas pessoas da rua do lixo, distribuindo assim as funções dentro das possibilidades de cada um. “ Descobrir seus talentos e fazer a vontade de Deus”. Simples assim, servir naquilo que posso e sei fazer. E é nesta simplicidade que padre Airton vive até hoje , incentivando a cada um a se colocar a serviço, como ele mesmo diz : “não tem mistério é muito fácil e simples, como em Emaús Jesus se revelou na simplicidade do partir o pão, tudo é extraordináriamente simples“.
Amante fervoroso da Divina Misericórdia, padre Airton nos convida a viver esta partilha dos talentos em prol do outro. Doar-se é verdadeiramente amar. Hoje a fundação terra assiste mais de 680 crianças, dando formação cultural a assistência médica a elas e as familias. Foram criados centros técnicos onde crianças e jovens aprendem computação, pintura , dança e esportes. Ver a serenidade e mansidão de padre Airton nos faz refletir sobre nossos valores. Vestido de forma simples e calçado com chinelos, diz que tem o necessário e nada lhe falta. E nós , será que partilhamos os dons que recebemos de Deus a serviço do outro , será que nao dificultamos muito tudo o que podemos fazer para a construção da obra de Deus ? Santo Agostinho dizia: o amor tem mãos para ajudar os outros , tem pés para apressar-se em direção aos pobres e necessitados. Tem olhos para enxergar a miséra e a privação. Tem ouvidos para ouvir os suspiros e lamentos dos homens. Assim é o amor”. Que possamos viver de forma concreta , nos colocando de prontidão a servir, o amor grandioso e misericordioso de Deus no próximo.
Para saber mais sobre o padre Airton e a fundação terra acesse os siteswww.padreairton.blogspot.com
e
www.fundacaoterra.com.br